sábado, 27 de Abril de 2024  20:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-11-2016

Gala de Desporto da UA entrega as primeiras bolsas de mérito desportivo.



A Universidade de Aveiro (UA) atribui este domingo, 6 de novembro, na Gala de Desporto organizada pela Associação Académica da UA (AAUAv), as primeiras bolsas de mérito desportivo aos estudantes que se destacaram, ao mesmo tempo, no desporto e a nível académico, durante o ano letivo 2015/16. Serão contemplados 101 atletas universitários. O evento tem início às 19h00, no auditório da Reitoria.

As bolsas são entregues durante a Gala do Desporto, iniciativa da AAUAv que celebra anualmente os feitos e conquistas alcançadas ao longo da última época desportiva, a nível nacional e internacional, pelos estudantes da academia aveirense e que pretende consolidar o projeto desportivo da UA.

As bolsas de mérito desportivo abrangem todos os estudantes que, estando inscritos a tempo integral e tendo obtido aproveitamento escolar, se distingam nas Universíadas, nos Campeonatos Mundiais Universitários ou nos Campeonatos Europeus Universitários e nos Campeonatos Nacionais Universitários.

No caso das Universíadas, dos Campeonatos Mundiais Universitários ou dos Campeonatos Europeus Universitários os estudantes desportistas que se distinguiram recebem a totalidade do valor da propina.

Já nos Campeonatos Nacionais Universitários, os estudantes que alcancem o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar receberão, respetivamente, uma bolsa no valor de 50, 30 ou 15 por cento do valor integral da propina.

A participação nos Jogos Olímpicos (com bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina), em Campeonatos do Mundo (valor da propina) ou da Europa (80 por cento do valor da propina) ou a representação do país com as cores da seleção portuguesa (50 por cento do valor da propina) em competições oficiais vale também aos estudantes o reconhecimento pelo regulamento.

Da mesma forma, ser campeão nacional em alguma das modalidades federadas passa a significar que o estudante recebe 30 por cento do valor da propina.

"A UA encara como parte da sua missão a formação global do indivíduo, do que é indissociável a valorização da prática desportiva. Esta medida, que faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento desportivo da UA, em colaboração com a Associação Académica e com os clubes da região, eleva a fasquia na aposta que a academia está a fazer para atrair mais e melhores estudantes-atletas, dando-lhes para isso todas as condições estruturais e financeiras que lhes permita conciliar os estudos com uma prática desportiva de alto nível".

Época 2015/2016 com 101 atletas universitários contemplados em 18 modalidades

A UA distingue 101 atletas universitários com bolsa de mérito desportivo em 18 modalidades, de acordo com resultados alcançados na época 2015/2016: andebol feminino, andebol masculino, atletismo, basquetebol feminino, basquetebol masculino, canoagem, corfebol, esgrima, futebol de praia feminino, futebol de praia masculino, ginástica, judo, natação, polo aquático, rugby, taekwondo, squash, triatlo, vela, voleibol masculino, xadrez.

AAUAv distingue melhores atletas universitários da época passada

Durante esta Gala de Desporto, a AAUAv entrega ainda 81 medalhas (25 de ouro, 30 de prata, 26 de bronze) aos melhores atletas universitários da época desportiva passada e a Taça UA ao vencedor da época transata da competição interna entre cursos relativa ao melhor desempenho de todas as modalidades, entre as quais, futsal, andebol, voleibol, basquetebol, badminton, ténis de mesa, xadrez, squash.

Nesta festa do desporto universitário marcam presença os Núcleos da AAUAv, personalidades e entidades desportivas de relevo, clubes da região, e representantes da UA, da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e da Câmara Municipal de Aveiro.

Texto: UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®